Hábitos de estudo colaboram para aprendizagem significativa

Os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a 1ª série do Ensino Médio participam do projeto hábitos de estudo, proposto pela coordenação pedagógica geral e coordenação educacional do colégio.

O projeto tem o objetivo de viabilizar, através das ações propostas, a construção do hábito de estudos na rotina diária do aluno conscientizando-o da importância de se manter esse hábito, criando mecanismos e procedimentos que o viabilizem, e criando parcerias com a família para que a mesma facilite e colabore para melhoria do desempenho.

A missão do Colégio Sagrado Coração de Maria é proporcionar uma educação de excelência, promovendo o protagonismo na construção de competências. Em consonância com a missão se faz necessário proporcionar condições aos alunos para que adquiram o hábito de estudo, desenvolvendo sua autonomia, em constante aprendizagem, e sua capacidade de se autorregular.

Segundo a Coordenadora Pedagógica Geral, Andrea Margato, na correria do dia a dia familiar e com tantos outros compromissos infantis e juvenis que concorrem com o hábito de estudar é preciso que a escola e família propiciem aos filhos e estudantes oportunidades de adquirirem hábitos corretos de estudo e cumprimento de tarefas com bastante disciplina, para que o aluno promova a autorregulação da sua aprendizagem, tornando sua trajetória acadêmica mais significativa e organizada.

Aprender a estudar começa em sala de aula na interação com o professor e conclui-se em casa ao recapitular todos os dias o que foi trabalhado em sala de aula.