Alfabetização e o mundo digital

Publicado em 09.07.2020 - Ensino Fundamental I, Galeria de Fotos, Posts Institucionais - Sem comentários

Mais de 1,5 bilhão de jovens estão sem aulas no mundo inteiro devido à pandemia de Covid-19, de acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É nesse cenário que famílias, escolas, e principalmente, os alunos, foram submetidos nos últimos meses.

Uma das fases mais importantes da Educação Básica é a alfabetização. É nela que a criança desenvolve a leitura, escrita e além: compreende o mundo, o tempo, o espaço e a história de cada um.

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, um ambiente lúdico que motive a leitura e a escrita é essencial para possibilitar a aprendizagem da criança. Ler envolve não apenas soletrar palavras, mas compreender o que foi lido.

A escola é o lugar onde se trabalham as habilidades da alfabetização, mas este processo se concretiza com o envolvimento da criança nos grupos sociais de que faz parte. O ritmo do desenvolvimento da alfabetização é estabelecido de acordo com os estímulos que a criança recebe. Uma criança bem estimulada desenvolve as habilidades com melhores resultados.

Hoje, o mundo digital também oferece ferramentas que podem estimular o trabalho com a alfabetização. Se bem aproveitados, esses recursos contribuem consideravelmente no desenvolvimento das crianças. Propor atividades que estimulem a leitura e a escrita pode ser mais fácil do que se imagina.

No ritmo diário das famílias, algumas atitudes podem fazer a diferença na vida dos filhos. Seja com recursos digitais ou não, trabalhar a motivação e proporcionar um ambiente alfabetizador para a criança fará com que o processo se torne mais leve e eficaz.

Confira algumas dicas que podem ajudar no trabalho com os pequenos:

  • Leia para a criança desde cedo, fazendo da leitura, um momento de prazer.
  • Converse, cante músicas, pergunte para a criança o que ela fez durante o dia. A linguagem estimulada através de conversas informais envolve a criança no mundo das letras.
  • Peça para a criança te contar uma história. A imaginação estimulada acrescenta argumentos para o futuro leitor.
  • Joguinhos virtuais que trabalham a formação de palavras, frases e textos é uma forma divertida de estimular o processo de escrita.
  • Os aplicativos que estimulam a alfabetização estão presentes no nosso mundo digital. Use e abuse desses recursos.
  • Assistir a uma história em sites educativos e fazer o seu reconto, com a ajuda ou não de um adulto, é uma riqueza de estímulo à linguagem oral.
  • Escolha livros para ler com a criança nos sites de livros digitais.

O importante é que a alfabetização faça parte da vida da criança com naturalidade, sempre motivada e estimulada para a aquisição da leitura e da escrita. Por isso, nesse momento em que o isolamento social se faz necessário, o mundo digital passa a ser um grande aliado neste desafio.