Colégios Sagrado Coração de Maria se unem em edição virtual do JPIC em Rede

Publicado em 23.10.2020 - Galeria de Fotos, Posts Institucionais - Sem comentários

“Resta ainda muito caminho a percorrer, mas, bem se sabe, os fundamentos de um edifício são a coisa mais difícil, porque são a mais importante.” Pe. Gailhac.

JPIC é uma sigla para JUSTIÇA, PAZ e INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO e representa uma maneira de ser e de viver abraçada pelo Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (RSCM) que ilumina as ações pedagógicas e pastorais da Rede Sagrado. O significado do JPIC evidencia valores a serem vivenciados cotidianamente nas ações individuais, na escola e no relacionamento com o próximo onde ele for encontrado.

Este ano a Rede Sagrado irá realizar mais uma edição do JPIC, desta vez, unindo em modalidade virtual, as cinco unidades do Colégio Sagrado Coração de Maria em um espaço para a discussão e compartilhamento de ideias.

A proposta é despertar nos estudantes a elaboração de estratégias de intervenção social que fortaleçam o reconhecimento dos territórios de aprendizagem e impulsionem a implementação de políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da pluralidade juvenil como um todo, na construção da cidadania e cuidado da Casa Comum.

TEMÁTICA 2020

Para a escolha do tema deste ano, os estudantes participarão de uma pesquisa on-line, dividida em três blocos temáticos: 

  • Sustentabilidade:
    – Alternativas ao capitalismo predatório
    – Economia Solidária e Cooperativismo no Brasil
    – Economia Donut – Kate Raworth – economista inglesa das universidades de Oxford e Cambridge
    – Moeda Social – Exemplos: Maricá e Fortaleza (Banco Palmas) 
  • Questões Ambientais:
    – Ecovilas – há, pelo menos, 10 ecovilas no Brasil
    – Soluções inovadoras para desafios ambientais, consumo e produções sustentáveis
    – Soluções inovadoras para os desastres causados pela mudança no clima 
  • Direitos Humanos:
    – Mulheres vítimas do trabalho escravo na área têxtil
    – Gritos dos Excluídos 2020: “Dando voz aos excluídos. Vida em primeiro lugar
    – Aumento do tráfico de pessoas durante a pandemia

Com a definição de temas do interesse dos estudantes, todos participarão de uma live em formato de roda de conversa, no dia 19 de novembro, às 18h30, ao vivo, pelo canal do Youtube da Rede Sagrado, com a participação das  irmãs Veronica Brant, representante do IRSCM na ONU, e da Ir. Mary Jo, Coordenadora da Rede JPIC RSCM Internacional.

Os estudantes podem responder ao formulário, clicando aqui.

É necessário acessar com a conta do Colégio. Ex-alunos poderão participar da seleção dos temas, desde que solicitem permissão para responder o formulário.

Objetivos do JPIC em Rede

Estimular o conhecimento da realidade local de serviços que garantam a qualidade de vida para todas as juventudes e analisar as situações sociais que agridem os valores do JPIC e os impactos no desenvolvimento dos jovens, são alguns dos objetivos do JPIC em Rede.

Além disso, desenvolver a consciência de que políticas públicas para as juventudes se tornarão realidade pelo envolvimento, a participação, o trabalho e o esforço em conjunto dos jovens, promover rodas de conversa e espaços de discussão com os jovens sobre o tema, como preparação para o momento do fórum em rede, e vivenciar ações que possibilitem fortalecimento de vínculos do contingente juvenil estudantil com a escola, estão na agenda do JPIC.