Como utilizar as tecnologias digitais de forma significativa

Publicado em 28.07.2020 - Galeria de Fotos, Posts Institucionais - Sem comentários

Umas das competências destacadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a cultura digital. Mesmo antes da pandemia de COVID-19, essa já era uma referência evidenciada para o ensino e aprendizagem de excelência, conforme este documento normativo para as redes de ensino públicas e privadas.

A cultura digital pode influenciar estudantes a desenvolverem autonomia, gerando buscas aprofundadas para um determinado assunto; comunicar-se, acessar e disseminar informações, produzir conhecimento e resolver problemas. Para utilizar essas ferramentas de forma significativa para os estudantes, primeiramente é preciso ter ética e responsabilidade ao lidar com as tecnologias. Buscar informações em fontes confiáveis e semear notícias verdadeiras geram discussões autênticas e argumentação com fundamentos.

Com a recente realidade em que as “Fake News” continuam em crescente disseminação, é importante ser responsável pelo conteúdo que gera e/ou compartilha, prezando sempre pela veracidade das informações. Mas há também uma infinidade de formas criativas, acessíveis e seguras para atingir seu objetivo utilizando as ferramentas digitais, através de aplicativos e sites que oferecem conteúdos direcionados.

  • Para desenvolvimento da língua estrangeira (habilidade requerida para o Enem): aplicativos Duolingo ou Busuu;
  • Organização da rotina de estudos: Google Agenda ou Trello;
  • Envios de documentos através do WeTransfer;
  • Busca por artigos científicos a partir da pesquisa avançada do Google;
  • Sites oficiais de notícias sobre educação no país: Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação de Minas Gerais e outros.

Baseados nos termos éticos já interiorizados, organização e foco, as ferramentas digitais podem ser um importante aliado e até diferencial para os estudos de forma dinâmica, tornando a cultura digital parte da rotina de jovens estudantes e futuros profissionais.