Estudar para obter bons resultados

IMG_20170207_101847842À medida que passam os anos, cresce a responsabilidade dos alunos e alunas com o aprendizado. Nesse momento, os pais precisam ficar atentos para que os filhos não percam o foco no estudo dos conteúdos a fim de obterem excelentes resultados ao final do Ensino Médio e, principalmente, não terem surpresas quando o ano letivo terminar. Já para os estudantes, junto à responsabilidade, cresce a preocupação em não conseguir ter bons resultados quando as notas de cada trimestre vierem.

O Colégio Sagrado Coração de Maria, por meio da Coordenação Educacional do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, oferece o projeto Hábitos de Estudo. A coordenadora, Jussara Emídio, está de olho e orientando os alunos para que eles aproveitem, da melhor maneira, cada oportunidade e cheguem ao fim do ano tranquilos. Na entrevista abaixo, ela responde algumas questões a respeito do projeto e fala como é possível tirar boas notas mesmo quando as responsabilidades aumentam.

1 – O que é ter hábito de estudo?

IMG_20170216_152257801

É a prática diária e sistemática de um horário de estudo onde o aluno, além de realizar as tarefas propostas pelos professores, irá também rever todo o conteúdo trabalhado durante as aulas.

 2 – O que isso tem a ver com ‘não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje’?

Aprender a estudar começa em sala de aula na interação com a aula, professor, colegas e ambiente e conclui-se em casa ao recapitular todos os dias o que foi trabalhado durante as aulas.

 3 – Qual é a principal etapa do ato de estudar para os alunos do CSCM?

É importante ressaltar que o aluno que acompanha atentamente às aulas, participando, anotando, realizando as atividades, quando chega em casa tem mais facilidade para recapitular os conteúdos. 

4 – Devo me dedicar mais às disciplinas com as quais tenho mais dificuldade?

Se o aluno apresenta ou percebe ter dificuldade em determinada disciplina, deverá sim dedicar um tempo maior de estudo a ela, porém não poderá deixar de lado as demais.  Na maioria das vezes o aluno tem consciência da dificuldade, mas não se esforça, não procura o professor para sanar suas dúvidas, não realiza as tarefas propostas, não se dedica.

Muitos alunos se queixam de problemas no aproveitamento e, no entanto, talvez o problema esteja mais ligado à forma e condições em que ocorre o ato de estudar e não ao tempo dedicado a esta atividade.

 5 – Quais as etapas do projeto Hábitos de Estudo do CSCM?

IMG-20170417-WA0013

O trabalho inicial é realizado em todas as turmas com orientações de como deve ser realizado os estudos, a importância da realização das tarefas e atividades propostas pelos professores, dicas de como proceder durante as avaliações, estratégias de aprendizagem que ajudam na hora de estudar.   Durante o decorrer do ano, os alunos que estão com rendimento abaixo da média são chamados individualmente, é feito uma análise do relatório acadêmico e nestes momentos são dadas orientações que possam ajuda-los a melhorar o desempenho.   A família recebe o relatório e caso haja necessidade, é convocada para um atendimento onde em parceria com a escola, irão traçar metas e intervenções que irão ajudar no desempenho acadêmico do filho.

 6 – Os alunos que utilizam de um programa de estudo do conteúdo visto em sala de aula conseguem ter boas notas no fim do ano?

Sim.  Mas é preciso salientar que o acompanhamento familiar também é imprescindível para o bom desempenho acadêmico.

 7 – Os estudantes que não tem um programa de estudo dos conteúdos vistos em sala de aula podem lhe procurar para ajuda-los?

Podem e devem. Às vezes somente uma orientação ajuda muito em determinados casos.

8 – A rotina de estudos no Ensino Médio exige mais do aluno?

O que percebemos é que o aluno que vem do Ensino Fundamental II com uma rotina de estudo estruturada consegue sair-se bem no Ensino Médio.  Já os demais têm muita dificuldade, pois além das aulas no turno da manhã, passam a ter aulas à tarde por duas vezes na semana.  Há o aumento de algumas disciplinas e consequentemente o aumento do horário dedicado aos estudos.  Quando não há o hábito de estudo, fica tudo muito difícil, é preciso aprender a conciliar os horários fazendo um roteiro diário de estudo para uma melhor organização de sua rotina.