Publicado em: 01/11/2022
Novembro Azul - 2022
Prevenção sempre é o melhor caminho! Faça o acompanhamento com seu médico de confiança.

Criada com o objetivo de conscientizar os homens para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, a campanha #NovembroAzul teve início em 2003.

Os dados aumentam a cada ano e, apenas no Brasil, cerca de 16 mil homens morreram em decorrência do câncer de próstata, em 2020, de acordo com o levantamento do Ministério da Saúde. Todos os anos, o país registra, em média, 66 mil novos casos da doença, que representam 29,2% dos tumores mais recorrentes entre o público masculino.

É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmões, brônquios e traqueia. Além do câncer de próstata, o Novembro Azul alerta para outros problemas de saúde comuns nos homens, como outros tipos de câncer, depressão e, também, diabetes.

Saiba um pouco mais sobre o câncer de próstata

 

O que é a próstata?

 

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e tem como principal função, juntamente com as vesículas seminais, produzir o esperma.

 

Sintomas do câncer de próstata

A fase inicial não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

 

-           dor óssea;

-           dores ao urinar;

-           vontade de urinar com frequência;

-           presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Prevenção e tratamento

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.

 

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos devem ir ao urologista para fazer uma avaliação do estado de saúde e realizar os exames, caso necessário.

 

Os exames preventivos são os principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não irão morrer por causa dela.

 

Prevenção sempre é o melhor caminho! Faça o acompanhamento com seu médico de confiança.

#CuidarÉSagrado

 

Com informações do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.