Publicado em: 04/06/2021
Os principais conceitos da teoria construtivista de Jean Piaget
Jean William Fritz Piaget (1896-1980) foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço

Jean William Fritz Piaget (1896-1980) foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, e autor da Teoria Construtivista. O pensador acreditava que as crianças assumem um papel ativo no processo de aprendizagem, agindo como pequenos cientistas enquanto realizam experimentos, fazem observações e aprendem sobre o mundo.

À medida que as crianças interagem com o mundo ao seu redor, elas vão adicionando novos conhecimentos, se baseando no que já conhecem e adaptando ideias anteriores. Deste modo, o desenvolvimento cognitivo seria uma reorganização progressiva dos processos mentais, que evolui de acordo com a maturação biológica e a experiência ambiental.

Cada fase, segundo a teoria do pensador, possui suas especificidades:

Fase sensório-motora (nascimento até cerca de 2 anos): as crianças percebem o mundo por meio dos seus sentidos e da manipulação de objetos. Seu principal objetivo é criar a representação mental dos objetos, mesmo que eles não estejam à mão.

Fase pré-operacional (2 a 7 anos): durante esse estágio, as crianças desenvolvem a imaginação e a memória. Elas também são capazes de entender a ideia de passado e futuro, e interpretar as coisas simbolicamente. O pensamento nessa fase ainda é egocêntrico, desse modo, a criança tem dificuldade em ver o ponto de vista dos outros.

Estágio operacional concreto (7 a 11 anos): durante esse estágio, as crianças se tornam mais conscientes do sentimento dos outros e dos eventos externos. Elas vão se tornando menos egocêntricas, começando a entender que nem todos compartilham seus pensamentos, crenças ou sentimentos.

Para Piaget, esse estágio é um grande ponto de virada no desenvolvimento cognitivo da criança, pois marca o início do pensamento lógico ou operacional. Isso significa que a criança pode resolver as coisas internamente em sua cabeça, em vez de apenas fisicamente.

Estágio operacional formal (11 anos ou mais): O estágio operacional formal começa aproximadamente aos onze anos e dura até a idade adulta. Durante esse estágio, as crianças são capazes de usar a lógica para resolver problemas, planejar seu futuro e ver o mundo ao seu redor.

Partindo da afirmativa de Jean Piaget que existe ligação entre as funções cognitiva/afetiva, a metodologia propõe atividades de cooperação, motivação e ações que favoreçam as modificações intelectuais, sociais e afetivas.

A Educação está em constante mudança e tem o compromisso de lidar com os desafios atuais. Isso a impulsiona ser sempre construída e evoluída.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.