Publicado em: 03/10/2022
Outubro Rosa: autocuidado como ato de amor
A Rede Sagrado - Colégios Sagrado Coração de Maria, inspirada por uma frase do fundador, Padre Jean Gailhac, mais uma vez, abraça a causa.

O mês de Outubro já é mundialmente conhecido como o período dedicado à importância do autocuidado e da prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa é celebrado, anualmente, desde os anos 90. Em 2022, a Rede Sagrado - Colégios Sagrado Coração de Maria, inspirada por uma frase do fundador, Padre Jean Gailhac, mais uma vez, abraça a causa.

“Encham-se de zelo para progredir em tudo”, instruiu certa vez o padre às irmãs do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. A declaração, feita há mais de 145 anos, segue atual, demonstrando a importância do autocuidado com a saúde e bem estar para garantir o êxito e tranquilidade nos demais aspectos da vida humana.

 É com essa bela inspiração que a Rede lança a campanha Outubro Rosa e convida toda a comunidade escolar a abraçar esta causa, cujo objetivo é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a prevenção e a redução da mortalidade.
            Criado no início dos anos 1990 pela Fundação Susan G. Komen For the Cure, o Outubro Rosa teve início em Nova York. A ocasião foi marcada pela realização de uma corrida pela cura do câncer de mama, na qual as participantes ostentavam um laço cor-de-rosa, que segue até hoje como símbolo da iniciativa.

            Previna-se
            Os sintomas do câncer de mama podem variar. Há casos em que mulheres, apesar de terem a doença, não apresentam sintoma algum. Por isso, é importante que a mulher conheça suas mamas e faça o autoexame periodicamente. Além disso, a partir dos 40 anos, é recomendável que todas as mulheres realizem a mamografia uma vez ao ano.
            Assim, ao detectar qualquer alteração, como nódulos ou caroços, ela poderá buscar ajuda médica o mais rápido possível. O cuidado e a prevenção contra o câncer de mama são importantes também para pessoas do sexo masculino, afinal, apesar de incomum, homens também podem desenvolver a doença.
            Junte-se a nós nessa campanha! Espalhe conscientização por aí! O autocuidado é um grande ato de amor!

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.