Publicado em: 04/05/2022
ENEM 2022: Inep divulga edital e data de provas
O Exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, na versão impressa e digital.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na sexta-feira (29), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2022. Neste ano, a prova será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro na versão impressa e digital.

Entre as novidades desta edição está a possibilidade de utilizar os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame. Esta edição permitirá, também, a inscrição utilizando nome social. 

O Inep informou que manterá a adoção de alguns procedimentos adequados à situação de emergência em saúde pública decorrentes da pandemia. Confira a íntegra:

 

Edital Enem 2022

Edital Enem 2022 Digital

 

Inscrições

A inscrição do participante e as solicitações por atendimento especializado deverão ser feitas por meio da Página do Participante, entre os dias 10 e 21 de maio de 2022 (horário de Brasília). Será necessário, aos candidatos, informar data de nascimento e CPF.

O resultado dos pedidos de atendimento especializado será publicado no dia 7 de junho, data em que se inicia o prazo para a apresentação de recurso (que se encerra em 12 de junho). O resultado do recurso será divulgado em 22 de junho.

A taxa de inscrição, de R$85, deverá ser paga até o dia 27 de maio. Os participantes que obtiverem isenção da taxa de inscrição e não comparecerem às provas deverão justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2023, caso desejem solicitar nova isenção para exames posteriores.

O Inep ressalta que o participante que optar por se inscrever no Enem 2022 impresso não poderá se inscrever na edição do Enem 2022 digital, que tem edital próprio. De acordo com o edital, não será possível alterar a opção (exame impresso ou digital) após a inscrição ter sido concluída.

 

Provas

A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.

O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

 

A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem 2022 impresso, em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número do CPF e da senha, na Página do Participante.

 

Enem 2022 Digital

De acordo com o EDITAL, para a edição digital, o número de inscrições será limitado e aplicado em locais autorizados pelo Inep nos estados, no Distrito Federal e nos municípios indicados.

Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. O edital informa ainda que, após concluir a inscrição, o candidato não poderá alterar essa opção.

O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo instituto e não será possível fazer a prova em computador particular.

 

Calendário 

Confira as principais datas divulgadas até o momento:

  •  Publicação do edital oficial: 29 de abril de 2022.

  • Inscrições para o Enem 2022:  10 a 21 de maio de 2022.

  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022.

  • Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022.

  • Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022.

  • Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022.



Texto com informações da Agência Brasil.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.