Publicado em: 17/09/2021
Fórum JPIC 2021 debate a construção de um novo mundo sob a ótica da juventude
Estudantes dos cinco Colégios da Rede Sagrado se reúnem para debater situações-problema.

O Fórum JPIC SCM é um projeto da Rede Sagrado - Colégios Sagrado Coração de Maria que oportuniza aos estudantes momentos de aprendizado, partilha e fortalecimento de vínculos. Isso porque traz assuntos que os desafiam a pensar e a apresentar estratégias e soluções para questões que impactam a vida da sociedade, apontando para o bem comum. Em 2021, com o tema “O dia em que o mundo acabou — reflexões sobre a construção do novo mundo sob a ótica das juventudes”, terá como pretexto a seguinte indagação: “Nossa voz, inteligência e coração a serviço de...?”.

O evento será realizado para os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, que se organizarão em Grupos de Trabalhos (GTs), em um movimento sincronizado em Rede, ou seja, as cinco unidades dos Colégios estarão, nos mesmos dias, vivenciando a mesma dinâmica. O evento será realizado via Google Meet, com a abertura no dia 28, às 7h50. Nos dias 28 e 29, acontecerão também os trabalhos nos GTs entre os alunos. O encerramento será no dia 30, de 10h às 11h30.

Nos GTs, os estudantes irão estudar, refletir, debater e indicar iniciativas e/ou estratégias que busquem fomentar soluções para a situação-problema apresentada. Para isso, terão acesso a uma biblioteca virtual com material de estudo para as discussões. As estratégias e as ações propostas deverão constar no Documento Final do Fórum, que será apresentado no encerramento do projeto. 

Nesta edição, os eixos de debate poderão ser vistos como dimensões do humano para iluminar os trabalhos: como construir um novo mundo entrelaçando os eixos espiritualidade, questões ambientais, saúde mental, mundo do trabalho e espaços de relação, sob a ótica das juventudes.

Contextualização da temática

A realidade que se apresenta para nós, hoje, não é novidade. Ao longo da história, fomos percebendo e tomando consciência acerca do agravamento dos problemas, dos desafios e das consequências do próprio agir humano.

Muitas questões têm ocupado as pautas das agendas internacionais, tais como a necessidade de mobilizar pessoas para se empenharem no processo da erradicação da pobreza extrema e da fome, de alcançar a educação universal e de qualidade, de empoderar as mulheres, de reduzir a mortalidade infantil, de melhorar o acesso a um sistema de saúde de qualidade, de garantir a sustentabilidade ambiental e de desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento integral e ecologicamente equilibrado.  Desafios e realidades que se impõem como roteiro de discussão para todos, que foram potencializados pelo momento que estamos vivenciando. 

O espírito do Fórum JPIC SCM em Rede impele que os estudantes assumam o protagonismo da ação, em um movimento compartilhado de duas gerações – jovens estudantes e educadores que se encontram nesse espaço de produção de conhecimento que é a escola.

“Cremos que essa nova ordem que tanto se anuncia e que, muitas vezes, não brota como semente de esperança, só vai germinar nos corações e inteligências e será pronunciada pelas vozes de todas as gerações quando, em nossos processos de aprendizagem, na e para além dos muros das escolas, relacionar e considerar todas as dimensões do humano, iluminadas pelas competências contempladas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, enfatiza a Coordenação do Projeto. 

O que é o JPIC?

 

JPIC é a sigla para JUSTIÇA, PAZ e INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO, e representa uma filosofia de vida abraçada pelo Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. Tem como significado evidenciar os valores a serem vivenciados cotidianamente nas ações individuais, na sala de aula e no relacionamento com o próximo. Saiba mais!

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.