Publicado em: 06/12/2021
Projeto Transição prepara o aluno para novos desafios acadêmicos
Projeto Transição promove atividades de adaptação dos alunos que estão passando por esta fase

As transições que ocorrem do Ensino Infantil até o Ensino Médio são momentos marcantes para os alunos. Do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental I, algumas diferenças como tempo adaptado para o recreio e parquinho, aumento de atividades e materiais podem ocasionar conflitos para os alunos.

Já com os alunos que estão ingressando ao Ensino Fundamental 2, dentre uma lista de desafios, o maior deles é a quantidade de professores. Depois de conviverem com poucos educadores em sala de aula durante anos, a troca para até oito deles parece mais difícil.

     No Ensino Médio o desafio torna-se ainda maior, pois é necessário ao aluno empenho redobrado nos estudos. É a etapa final da educação básica e integraliza a formação que todos devem ter para enfrentar com melhores condições a vida adulta.

Mesmo com todos os cuidados, podemos ter alguns estudantes que ainda consideram a transição brusca. Diante disso, propomos aproximar estas realidades em benefício dos alunos, professores e dos demais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

O Projeto Transição busca promover atividades de adaptação dos alunos que estão passando por esta fase, garantindo avanços na aprendizagem, nas relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal.

Com isso, o Coléio Sagrado Coração de Maria realizou reuniões pedagógicas com os pais das turmas que estão passando por uma dessas etapas de transição e com os próprios alunos a fim de esclarecer o momento para que todos tenham sucesso nessa nova etapa.

As turmas do 5º e 9º ano participaram, em momentos distintos, de aulas experimentais com professores que farão parte do seu dia a dia em 2022. As turmas do 5º ano puderam entender como funciona um novo turno, o esquema de aulas com vários professores e o sistema de avaliação.

Além disso, os alunos do 9º ano obtiveram informações importantes sobre o Novo Ensino Médio e foram orientados a uma nova postura, pois o amadurecimento é imprescindível para grandes vitórias e, ao mesmo tempo, é inevitável. Entenderam os processos seletivos que terão início no próximo ano e foram orientados de que maneira o Coléio Sagrado Coração de Maria investe para que eles obtenham sucesso nessa empreitada.

Na Educação Infantil as turmas do 2º período se preparam para entrar no Ensino Fundamental. Assim, momentos com aulas experimentais e reuniões com os pais também acontecem neste mês de novembro. Eles são preparados e os pais são informados das mudanças.

O Projeto Transição é mais um exemplo de como o Coléio Sagrado Coração de Maria está ao lado do aluno em todos os momentos de sua vida. Estabelece assim, uma relação de confiança entre pais e escola, tornando nossos alunos cada vez mais preparados para os desafios da vida

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.