Publicado em: 02/09/2024
Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!
A Rede Sagrado tem como legado da missão de Pe. Gailhac promover a vida em abundância, onde quer que ela esteja ameaçada.
Nesse espírito de defesa à vida, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, a campanha Setembro Amarelo.
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo sem contar os episódios subnotificados, estimando-se em mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano; uma média de 38 por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência com índices que não param de aumentar segundo a OMS. Sabe-se que praticamente cem por cento de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente as não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Você pode mudar esta realidade: se encontrar alguém em situação de vulnerabilidade, peça ajuda.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, presta serviço voluntário e gratuito de apoio psicológico e emocional através de chat (https://cvv.org.br/chat/), telefone (188), e-mail (https://cvv.org.br/e-mail/) e alguns postos de atendimento presencial (https://cvv.org.br/). Os voluntários são treinados para atender, sob sigilo e anonimato, qualquer pessoa que precise de ajuda ou apenas queira conversar e desabafar.
A rede pública de saúde também oferece atendimento gratuito para pessoas que estão passando por conflitos emocionais e sofrem com pensamentos ou mesmo o desejo de tirar a própria vida.
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde)
UPA 24h
SAMU: 192
Pronto Socorro
Hospitais
E lembre-se: se precisar, peça ajuda!