Publicado em: 04/06/2021
Você conhece a cultura maker?
A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções

A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.
Trabalhar com a cultura maker, além de motivar a inovação e criatividade nas crianças, promove a sustentabilidade. A proposta de estimular a criação em todos os alunos se alinha perfeitamente ao construtivismo, a partir da máxima “Inventar é Aprender” de Jean Piaget.
Desenvolvendo brinquedos e brincadeiras
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, pesquisaram, entrevistaram pessoas da família e conheceram mais sobre brinquedos e brincadeiras de diferentes épocas e regiões. Após esses momentos, os estudantes foram convidados a construírem os seus próprios brinquedos e compartilhar com o grupo durante a aula síncrona.
Utilizando a cultura maker, os alunos foram capazes de criar e alterar objetos dos mais variados tipos com suas próprias mãos, identificando semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes etnias, épocas e lugares.
Criando oportunidades para que vivenciem experiências e sintam-se orgulhosas do que produziram, as crianças vão percebendo sua capacidade de criação, desenvolvendo também o sentimento de autoeficácia.
Confira os brinquedos feitos pelos próprios alunos:
Pode te interessar também:
COLÉGIO LANÇA PROJETO DE INCENTIVO A CULTURA E MOMENTOS EM FAMÍLIA